17 dezembro 2012

Reunião do Conselho de Saúde



  No dia 13 de Dezembro foi realizado a XXV reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde de Paripueira, finalizando as reuniões de 2012.  Se fez presente os conselheiros de saúde, coordenadores da saúde, Secretária de saúde e convidados, onde presenciaram  as apresentação das ações de saúde realizadas no ano de 2012, apresentada pelos coordenadores da atenção básica, promoção da saúde, vigilância epidemiológica, edemias e demais itens da pauta. 



  

30 novembro 2012

DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA A AIDS

01 DE DEZEMBRO
DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA A AIDS


                

Transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas - ONU. A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada a partir de 1988.

O preconceito e a discriminação contra as pessoas vivendo com HIV/Aids são as maiores barreiras no combate à epidemia, ao adequado apoio, à assistência e ao tratamento da Aids e ao seu diagnóstico. Os estigmas são desencadeados por motivos que incluem a falta de conhecimento, mitos e medos. Ao discutir preconceito e discriminação, o Ministério da Saúde espera aliviar o impacto da Aids no País. O principal objetivo é prevenir, reduzir e eliminar o preconceito e a discriminação associados à Aids. O Brasil já encontrou um modelo de tratamento para a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, que hoje é considerado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) uma referência para o mundo. Agora nós, brasileiros, precisamos encontrar uma forma de quebrarmos os preconceitos contra a doença e seus portadores e sermos mais solidários do que somos por natureza. Acabar com o preconceito e aumentar a prevenção devem se tornar hábitos diários de nossas vidas.

O que é Aids

Uma deficiência no sistema imunológico, associada com a infecção pelo vírus da imunodeficiência humana HIV – (Human Immunodeficiency Virus), provocando aumento na susceptibilidade a infecções oportunísticas e câncer.

Transmissão:
- o vírus HIV pode ser transmitido pelo sangue, sêmen, secreção vaginal, leite materno;
- relações sexuais homo ou heterossexuais, com penetração vaginal, oral ou anal, sem proteção da camisinha, transmitem a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis e alguns tipos de hepatite;
- compartilhamento de seringas entre usuários de drogas injetáveis;
- transfusão de sangue contaminado;
- instrumentos que cortam ou furam, não esterilizados;
- da mãe infectada para o filho, durante a gravidez, o parto e a amamentação.

Tratamento:
Atualmente a terapia com os chamados “anti-retrovirais” proporciona melhoria da qualidade de vida, redução da ocorrência de infecções oportunísticas, redução da mortalidade e aumento da sobrevida dos pacientes. (Os anti-retrovirais são medicamentos que suprimem agressivamente a replicação do vírus HIV).

Fique sabendo:
A Aids não é transmitida pelo beijo, abraço, toque, compartilhando talheres, utilizando o mesmo banheiro, pela tosse ou espirro, praticando esportes, na piscina, praia e, antes de tudo, não se pega aids dando a mão ao próximo, seja ele ou não soropositivo.

A distribuição de preservativo na rede pública é gratuita.
Procure um posto de saúde e pegue o seu preservativo.



21 novembro 2012


24 DE NOVEMBRO
DIA "D" DA VACINAÇÃO CONTRA RAIVA



Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica acontece neste sábado (24)

LEVE SEU CÃO E GATO PARA SE VACINAR, PROCURE UM POSTO DE SAÚDE MAIS PRÓXIMO DAS 08:00hs AS 16:00hs NA PRAÇA PADRE CÍCERO, NA PRAÇA DA CAIXA D'ÁGUA-ALTO E NO NORTE.

NÃO DEIXE DE VACINAR SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO!

19 novembro 2012

DIA CONTRA O DIABETES


NO DIA 14 DE NOVEMBRO REALIZAMOS O DIA CONTRA O DIABETES, ONDE PODEMOS CONTAR COM MAIS DE 100 PESSOAS, QUE PARTICIPARAM DAS PALESTRAS COM A MÉDICA, NUTRICIONISTA, DENTISTA, EDUCADOR FÍSICO, AFERIRAM A GLICEMIA, PA, RECEBERAM PANFLETOS EDUCATIVOS-INFORMATIVOS. FINALIZANDO O EVENTO COM UMA AULA DE ATIVIDADE FÍSICA.






DIABETES UMA DOENÇA SILENCIOSA!

11 novembro 2012

AÇÃO CONTRA O DIABETES


14 DE OUTUBRO
DIA MUNDIAL CONTRA O DIABETES


 14 DE NOVEMBRO (QUARTA-FEIRA) EM PARIPUEIRA SERÁ COMEMORADO O DIA MUNDIAL CONTRA O DIABETES, O EVENTO ACONTECERÁ NA PRAÇA PADRE CÍCERO AS 14:00hs, E CONTARÁ COM PALESTRAS, AFERIÇÕES DE GLICEMIA, PRESSÃO ARTERIAL, DISTRIBUIÇÃO DE PANFLETOS EDUCATIVOS, AULA DE ATIVIDADE FÍSICA DO PROGRAMA PARIPUEIRA SAUDÁVEL!


CONTAMOS COM SUA PRESENÇA!


DIA MUNDIAL CONTRA O DIABETES


14 DE OUTUBRO
DIA MUNDIAL DE COMBATE AO DIABETES




Diabetes Tipo 1  
O diabetes Tipo 1 (DM1) é uma doença auto-imune caracterizada pela destruição das células beta produtoras de insulina. Isso acontece por engano porque o organismo as identifica como corpos estranhos. A sua ação é uma resposta auto-imune. Este tipo de reação também ocorre em outras doenças, como esclerose múltipla, Lupus e doenças da tireóide.
A DM1 surge quando o organismo deixa de produzir insulina (ou produz apenas uma quantidade muito pequena.) Quando isso acontece, é preciso tomar insulina para viver e se manter saudável. As pessoas precisam de injeções diárias de insulina para regularizar o metabolismo do açúcar. Pois, sem insulina, a glicose não consegue chegar até às células, que precisam dela para queimar e transformá-la em energia. As altas taxas de glicose acumulada no sangue, com o passar do tempo, podem afetar os olhos, rins, nervos ou coração.
A maioria das pessoas com DM1 desenvolve grandes quantidades de auto-anticorpos, que circulam na corrente sanguínea algum tempo antes da doença ser diagnosticada. Os anticorpos são proteínas geradas no organismo para destruir germes ou vírus. Auto-anticorpos são anticorpos com “mau comportamento”, ou seja, eles atacam os próprios tecidos do corpo de uma pessoa. Nos casos de DM1, os auto-anticorpos podem atacar as células que a produzem.
Não se sabe ao certo por que as pessoas desenvolvem o DM1. Sabe-se que há casos em que algumas pessoas nascem com genes que as predispõem à doença. Mas outras têm os mesmos genes e não têm diabetes. Pode ser algo próprio do organismo, ou uma causa externa, como por exemplo, uma perda emocional. Ou também alguma agressão por determinados tipos de vírus como o cocsaquie. Outro dado é que, no geral, é mais freqüente em pessoas com menos de 35 anos, mas vale lembrar que ela pode surgir em qualquer idade.

Sintomas
Pessoas com níveis altos ou mal controlados de glicose no sangue podem apresentar:
• Vontade de urinar diversas vezes; 
• Fome freqüente; 
• Sede constante; 
• Perda de peso; 
• Fraqueza; 
• Fadiga; 
• Nervosismo; 
• Mudanças de humor; 
• Náusea; 
• Vômito
Diabetes Tipo 2
Sabe-se que o diabetes do tipo 2 possui um fator hereditário maior do que no tipo 1. Além disso, há uma grande relação com a obesidade e o sedentarismo. Estima-se que 60% a 90% dos portadores da doença sejam obesos. A incidência é maior após os 40 anos.
Uma de suas peculiaridades é a contínua produção de insulina pelo pâncreas. O problema está na incapacidade de absorção das células musculares e adiposas. Por muitas razões, suas células não conseguem metabolizar a glicose suficiente da corrente sangüínea. Esta é uma anomalia chamada de "resistência Insulínica".
O diabetes tipo 2 é cerca de 8 a 10 vezes mais comum que o tipo 1 e pode responder ao tratamento com dieta e exercício físico. Outras vezes vai necessitar de medicamentos orais e, por fim, a combinação destes com a insulina.
Principais Sintomas:
Infecções freqüentes;
Alteração visual (visão embaçada);
Dificuldade na cicatrização de feridas;
Formigamento nos pés;
Furunculose.

O tratamento correto do diabetes significa manter uma vida saudável, evitando diversas complicações que surgem em conseqüência do mau controle da glicemia. Afinal, como se sabe, o prolongamento da hiperglicemia (altas taxas de açúcar no sangue) pode causar sérios danos à saúde.
Cuide-se bem e faça sua parte! Se, por acaso, você já estiver com o diagnóstico de alguma complicação crônica, saiba que existem tratamentos específicos irão ajudá-lo a levar uma vida normal.

09 novembro 2012

NOVEMBRO AZUL


                         Novembro azul

Como se faz prevenção no câncer de próstata?
A próstata é uma glândula masculina que se localiza entre a bexiga e o reto. Essa glândula participa da produção do sêmen, líquido que carrega os espermatozóides produzidos no testículo. Ela envolve a uretra e seu tamanho normal é de uma azeitona. A próstata, como todo o aparelho sexual masculino, tem o seu funcionamento regulado pelos níveis de testosterona circulantes, o hormônio masculino.
O câncer de próstata, como a maioria dos tipos de câncer, tem fatores de risco identificáveis (para maiores informações sobre fatores de risco para este tipo de câncer leia o artigo "Detecção Precoce do Câncer de Próstata" neste site).
Alguns desses fatores de risco são modificáveis, ou seja, pode-se alterar a exposição que cada pessoa tem a esse determinado fator, diminuindo a sua chance de desenvolver esse tipo de câncer.
Há também os fatores de proteção. Ou seja, fatores que se a pessoa está exposta a sua chance de desenvolver esse tipo de câncer diminui. Entre esses fatores de proteção também há os que se pode modificar, se expondo mais a eles.
Os fatores de risco e proteção para o câncer de próstata mais conhecidos e que podem ser modificados são: 
 
Idade
O câncer de próstata é incomum em homens de 50 anos ou menos. Porém depois dessa idade torna-se mais comum a cada década que passa. Por isso, fazer exames de detecção precoce após essa idade é importante.
Quanto mais precocemente se diagnostica um tumor, maior são as chances de cura.
Os exames mais comumente realizados para se detectar esse tipo de câncer, precocemente ou não, são o toque retal, o exame de ultra-sonografia transretal e o exame de PSA (antígeno prostático-específico).
Dieta
Uma dieta pobre em gordura, principalmente de origem animal, e rica em frutas, legumes e verduras parece estar associada a uma diminuição no risco para esse tipo de câncer. Algumas substâncias têm sido apontadas como responsáveis por esse fator de proteção. Os estudos com Vitamina E, Vitamina D, Selenium e Lycopene (esse último presente nos tomates) na sua forma natural ou como suplementação dietética são os mais consistentes em demonstrar essa associação. Entretanto ainda há controvérsias sobre a real capacidade dessas substâncias em diminuir a mortalidade associada a esse tipo de câncer, além de não ter se esclarecido a forma e a quantidade em que estas substâncias se tornam especificamente benéficas.
História familiar
Quinze por cento (15%) dos homens que tem câncer de próstata tem um familiar de primeiro grau com esta doença. Por isso, ter pai, irmão ou filho com esse tipo de tumor é indicação para fazer um seguimento mais cuidadoso com o objetivo de detectar precocemente esse tumor, assim como com o passar da idade.
Raça
Nos EUA, homens negros têm mais câncer de próstata que homens brancos, e mais que homens de origem oriental. Aparentemente, essa diferença racial se dá pelo níveis de testosterona circulante em cada raça. Porém, outros fatores que podem estar distribuídos de forma diferente nas raças podem ser responsáveis por essa diferença na distribuição desse tipo de câncer. De qualquer forma, homens da raça negra devem dar uma atenção especial para esse risco elevado e fazer os exames de detecção precoce rotineiramente.
Prevenção com o uso de hormônios.
Vários estudos estão sendo feitos para se definir o valor do uso de hormônios que se opõem à ação da testosterona com o objetivo de diminuir as chances de se desenvolver esse tipo de câncer. Esse tratamento seria utilizado naquele grupo de homens com risco muito aumentado. Nenhuma conclusão se obteve até o momento.
Perguntas que você pode fazer ao seu médico
Meu pai teve câncer de próstata. Isso eleva o meu risco para esse tipo de câncer?
Já fiz o exame de PSA várias vezes. Até quando terei que fazer esse tipo de exame? 

10 outubro 2012

DIA MUNDIAL DE PREVENÇÃO DA OBESIDADE


11 de Outubro é Dia Nacional de Prevenção da Obesidade




Combater e prevenir são ações urgentes diante de um problema que vem adquirindo proporções epidêmicas. Segundo projeção da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2015, cerca de 2,3 bilhões de adultos vão estar com sobrepeso e mais de 700 milhões serão obesos.

No Brasil, os números atuais mostram que a obesidade já é um problema de saúde pública. “O excesso de peso acomete 40% da população brasileira, aumentando o risco de doenças como pressão alta, diabetes, colesterol alterado entre outras”, afirma o presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), Dr. Márcio Mancini, responsável pelo Departamento de Obesidade da SBEM.

A prevenção contra a obesidade passa pela conscientização da importância da atividade física e da alimentação adequada. O estilo de vida sedentário, as refeições com poucos vegetais e frutas, além do excesso de alimentos com fritura e açúcar se refletem no aumento de pessoas obesas, em todas as faixas etárias. Hoje, o índice de crianças brasileiras com sobrepeso já chega a 15%.

Obesidade

A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. Dentre os fatores que causam a obesidade estão os nutricionais, fisiológicos, genéticos, psiquiátricos e psicológicos, comportamentais e ambientais.

Para o diagnóstico em adultos, o parâmetro utilizado mais comumente é o do Índice de Massa Corporal (IMC). Consideram-se obesas as pessoas com IMC superior a 30. Já as que têm IMC entre 25 e 29,9 são e portadoras de sobrepeso.
Combater e prevenir são ações urgentes diante de um problema que vem adquirindo proporções epidêmicas. Segundo projeção da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2015, cerca de 2,3 bilhões de adultos vão estar com sobrepeso e mais de 700 milhões serão obesos.

No Brasil, os números atuais mostram que a obesidade já é um problema de saúde pública. “O excesso de peso acomete 40% da população brasileira, aumentando o risco de doenças como pressão alta, diabetes, colesterol alterado entre outras”, afirma o presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), Dr. Márcio Mancini, responsável pelo Departamento de Obesidade da SBEM.

A prevenção contra a obesidade passa pela conscientização da importância da atividade física e da alimentação adequada. O estilo de vida sedentário, as refeições com poucos vegetais e frutas, além do excesso de alimentos com fritura e açúcar se refletem no aumento de pessoas obesas, em todas as faixas etárias. Hoje, o índice de crianças brasileiras com sobrepeso já chega a 15%.

Obesidade

A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. Dentre os fatores que causam a obesidade estão os nutricionais, fisiológicos, genéticos, psiquiátricos e psicológicos, comportamentais e ambientais.

Para o diagnóstico em adultos, o parâmetro utilizado mais comumente é o do Índice de Massa Corporal (IMC). Consideram-se obesas as pessoas com IMC superior a 30. Já as que têm IMC entre 25 e 29,9 são e portadoras de sobrepeso.

03 outubro 2012

OUTUBRO ROSA - Mês Mundial do Câncer de Mama

OUTUBRO ROSA 
 Mês Mundial do Câncer de Mama

 Cada ano vem aumentando a adesão ao movimento mundial "Outubro Rosa", que visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a conscientização da  importância do diagnóstico precoce.


    O objetivo é divulgar, de modo simples e verdadeiro, todas as contribuições de vários segmentos da sociedade em relação a esta ação mundial, que embeleza com seu tom rosa, nas mais diversas nuances, monumentos e locais históricos, no sentido de nos mostrar, de modo belo e feminino, a importância da luta contra o câncer que mais mata mulheres em todo o mundo.

Desde 29 de abril de 2009, está em vigor em todo o território nacional a Lei Federal 11.664/2008, que garante às mulheres a partir de 40 anos a realização do exame de mamografia na rede SUS - Sistema Único de Saúde.  

   A Lei dispõe sobre a efetivação de ações de saúde que assegurem a prevenção, a detecção, o tratamento e o seguimento dos cânceres do colo uterino e de mama, no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS.
   É fundamental que você fique ciente desta informação, pois além do direito ao exame, o dever de prescrição por parte do médico deve ser cobrado, no caso do mesmo ignorar um direito garantido por lei.
   Mundialmente, ainda é a mamografia o melhor método de detecção precoce do câncer de mama, podendo ou não ser complementada pela ultrassonografia mamária, a critério médico.
   Não deixe de realizar o seu exame.
   Você tem o DEVER de cuidar da sua Saúde!
   Você tem o DIREITO de fazer a Mamografia!
   Perder TEMPO é perder VIDA!

As principais ações na prevenção do câncer ainda são os cuidados com a saúde e a informação sobre o assunto.


   Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo. 

   Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores ou neoplasias malignas. Por outro lado, um tumor benigno significa simplesmente uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente constituindo um risco de vida.

   Geralmente, o câncer pode ser causado por fatores externos (substâncias químicas, irradiação e vírus) e internos (hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas). Em geral, dez ou mais anos se passam entre exposições ou mutações e a detecção do câncer.

   Desde o início do século até o momento, a postura da sociedade em geral é de acreditar que o câncer é sempre sinônimo de morte, e que seu tratamento raras vezes leva à cura. Atualmente, muitos tipos de câncer são curados, desde que tratados em estágios iniciais, demonstrando-se a importância do diagnóstico precoce.Mais da metade dos casos de câncer já tem cura.

   Contudo, para obter sucesso na cura da doença o tratamento requer uma estrutura médico-hospitalar e recursos humanos qualificados, integrando equipes multiprofissionais. Ele pode ser feito por meio de cirurgia, radioterapia e ou quimioterapia.

17 setembro 2012

PALESTRAS NAS ESCOLAS SOBRE DENGUE

PALESTRAS NAS ESCOLAS 

O NUPS VEM REALIZANDO JUNTO COM A EQUIPE DE EDEMIAS E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PALESTRAS NAS ESCOLAS SOBRE A PREVENÇÃO DA DENGUE.





24 agosto 2012

VISITA DO ZÉ GOTINHA


HOJE TIVEMOS O ENORME PRAZER DE RECEBER EM NOSSO MUNICÍPIO O ZÉ GOTINHA, QUE VISITOU TODAS AS ESCOLA LEMBRANDO DA IMPORTÂNCIA DE TOMAR VACINA E MANTER A CADERNETA DE VACINA EM DIA.






26 junho 2012

DIA INTERNACIONAL DE COMBATE CONTRAS ÀS DROGAS

Dia 26 de Junho. Dia Internacional de combate às Drogas


O dia 26 de Junho comemora-se o dia do combate às Drogras, mas todo dia é dia de combater as drogas. Quem entra nesse caminho escuro e perigoso não passa muito tempo, porque das duas uma, ou é cadeia ou é cemitério.

Converse com o seu filho (a)os perigo que a droga trás, debata o assunto em casa ou na escola, antes que um marginal converse com o seu filho (a) primeiro.

16 junho 2012

VACINAÇÃO POLIO 2012


INICIA O DIA "D" DA VACINAÇÃO CONTRA A POLIOMIELITE EM PARIPUEIRA.
TODAS AS UNIDADES ESTÃO DE PORTAS ABERTAS ESPERANDO AS CRIANÇAS MENORES DE 5 ANOS PARA SE VACINAR.


 

15 junho 2012

VACINAÇÃO POLIOMIELITE 2012




AS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE"PSF" E A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESTARÃO ABERTAS NESTE SÁBADO COMO POSTO DE VACINAÇÃO
 DAS 08 AS 17 horas.

FAÇA SUA PARTE LEVE AS CRIANÇAS DE 0 A 5 ANOS PARA SE VACINAR.

+ APRESENTAÇÃO EM CONGRESSO


MAIS UMA VEZ O PROGRAMA PARIPUEIRA SAUDÁVEL FOI APROVADO PARA SER APRESENTADO NO  XXVIII Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e o IX Congresso Brasileiro de Saúde, Cultura de Paz e Não Violência do Conasems, REALIZADO EM MACEIÓ DE 11 A 14 DE JUNHO.







29 maio 2012

DIA MUNDIAL SEM TABACO


Fumar: faz mal pra você,faz mal pro planeta.
Além dos danos à saúde (como diferentes tipos de câncer, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, dentre mais de 50 doenças diretamente relacionadas ao tabagismo), ao longo da cadeia de produção do tabaco há fatores que afetam o meio ambiente e toda a sociedade: desmatamento, uso de agrotóxicos, agricultores doentes, incêndios e poluição do ar, das ruas e das águas.

31 DE MAIO DIA MUNDIAL SEM TABACO.

o Núcleo de Promoção da Saúde estar realizando palestras educativas nos PSF'S, Escolas, Cras, Programa Paripueira Saudável, Associação dos Pescadores, entre outras instituições. 








05 maio 2012

Dia "D" da Vacina Contra a Gripe


A Secretaria Municipal de Saúde inicia a campanha de vacinação hoje com o dia "D" colocando a disposição dos munícipes de Paripueira 3 postos de vacinação, um no PSF do Alto da Boa Vista, outro no PSF Central e um na Secretaria de Saúde no centro da Cidade.



    

03 maio 2012

VACINAÇÃO DA INFLUENZA





A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CONVIDA A POPULAÇÃO DE PARIPUEIRA PARA CAMPANHA NACIONAL CONTRA A GRIPE QUE ACONTECERÁ DE 05 À 25 DE MAIO, O DIA “D” DA VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE SERÁ REALIZADO NO DIA 05 DE MAIO (SÁBADO), VC QUE TEM CRIANÇA ENTRE 6 meses A 2 ANOS, GESTANTES, IDOSOS ACIMA DE 60 ANOS, PROCURE O POSTO DE SAÚDE PARA SE VACINAR. 


PROTEGER É CUIDAR

12 abril 2012

DIA MUNDIAL DA PROMOÇÃO E QUALIDADE DE VIDA

DIA MUNDIAL DE PROMOÇÃO E QUALIDADE DE VIDA






A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E O NÚCLEO DE PROMOÇÃO DE SAÚDE CONVIDA A TODOS PARA PARTICIPAR DESTE EVENTO QUE ACONTECERÁ NA PRAIA DE PARIPUEIRA (EM FRENTE A IGREJA DE SANTO AMARO) AS 08:30 hs E CONTARÁ COM PALESTRAS DE VÁRIOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE, AFERIÇÃO DE PRESSÃO, GLICEMIA, ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, ALONGAMENTOS, GINÁSTICA LOCALIZADA, AERÓBICA E MUITO MAIS...

ESTAMOS ESPERANDO POR VOCÊ. 

31 março 2012

DIA DAS MULHERES

A SECRETARIA DE SAÚDE COMEMOROU O DIA MUNDIAL DA MULHER COM PALESTRAS, DISTRIBUIÇÃO DE MENSAGENS, BOMBONS E MUITO MAIS...
AS HOMENAGENS FORAM REALIZADAS NOS PSF'S PARA AS USUÁRIAS E NA SECRETARIA DE SAÚDE PARA AS FUNCIONÁRIAS.    






PARABÉNS A TODAS AS MULHERES!

27 fevereiro 2012

AÇÕES DE PROMOÇÃO NO CARNAVAL

O NÚCLEO DE PROMOÇÃO DA SAÚDE REALIZOU DURANTE O CARNAVAL AÇÕES COMO: AFERIÇÃO DE PA, DISTRIBUIÇÃO DE PRESERVATIVOS, LEGUES EDUCATIVOS, FOLDES,  PANFLETOS E MUITO MAIS MATERIAL EDUCATIVO.

FORAM DISTRIBUÍDOS MAIS 15 MIL PRESERVATIVOS DURANTE O CARNAVAL( NA TENDA DA SAÚDE, DURANTE OS BLOCOS, CAMAROTE E NO PRONTO ATENDIMENTO MÉDICO-PAM).